domingo, 7 de fevereiro de 2010

PILATES


Joseph Pilates, o alemão criador do método que hoje é difundido no mundo todo, nasceu na Alemanha em 1908. Era uma criança com muitos problemas de saúde e por isso tinha verdadeira "obsessão" em se tornar fisicamente mais forte. Para isso praticou muitas atividades físicas e estudou-as bastante.

Durante a primeira guerra mundial começou a fixar molas em camas e assim tratava os soldados machucados. Dessa forma verificou a melhora rápida dos mesmos.

Em seguida mudou-se para os Estados unidos e assim difundiu seu método, que atraia inicialmente esportistas e dançarinos e hoje conquista praticantes de todas as idades e condições.

Inicialmente o método era chamado de contrologia, baseado no conceito que a mente molda o corpo e o corpo bem preparado dá condição da mente transcender. Que por sua vez gera um corpo ainda melhor.

O método baseia-se em anatomia, fisiologia e cinesiologia e abrange seis princípios:


CONCENTRAÇÃO

CONTROLE

PRECISÃO

CENTRO

RESPIRAÇÃO

FLUIDEZ


Todos os exercícios devem ser executados buscando o powerhouse (centro de força), de modo a se conseguir estabilização do tronco e evitar lesões.


No pilates, os exercícios podem ser feitos no solo ou em aparelhos. Sempre com estabilização e sem compensações. Os aparelhos apresentam molas de cores distintas e servem para variar a intensidade dos movimentos.

Os aparelhos principais são:


CADEIRA COMBO/ COMBO CHAIR

REFORMER

CADILLAC OU TRAPÉZIO

WALL UNIT


No entanto existem muitos acessórios, o que possibilita uma infinidade de adaptações e variação de exercícios ( Barrel, meia lua flex, bolas, elásticos...)


Venha praticar!! Você não vai se arrepender!!!

Manuela Belo Franco - Fisioterapeuta pós-graduanda em Fisioterapia Geriátrica e Instrutora de pilates.
Belo Horizonte - MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário