sábado, 10 de outubro de 2009

Síndrome do túnel do carpo


A Síndrome do túnel do carpo (STC) é a mononeuropatia do nervo mediano, que pode pode ser comprimido na região do túnel do carpo por qualquer proliferação tenossinovial, anormalidade da articulação do punho, tumor ou anomalia muscular.
A prevalência da STC varia de 51 a 125:100 000, ocorrendo mais freqüentemente no sexo feminino entre 40 e 60 anos. A compressão do nervo decorre na maioria dos casos de tenossinovite crônica flexora não específica, podendo ocorrer também em muitas outras entidades nosológicas ou lesões que ocupem espaço no túnel.
Os pacientes com STC podem ser divididos em três grandes grupos ou categorias:. Sintomatologia leve intermitente: Dor, dormência e formigamento na área de representação do nervo mediano, predominantemente noturno, acordando o paciente várias vezes; sintomas diurnos posicionais; o retorno à normalidade é alcançado rapidamente por mudança de postura ou movimentação das mãos; o exame neurológico está normal e os testes de Tinel e Phalen podem estar positivos. O exame de condução nervosa pode estar normal (anormalidade isquêmica rapidamente reversível) ou revelar lentificação incipiente da condução do nervo mediano no carpo.
Sintomatologia persistente: Déficit sensitivo e perda da habilidade manual (déficit para pinçamento); dor tipo queimação, dormência mais acentuada, sensação de edema e congestão na mão; melhora muito mais lenta mesmo com mudança de postura ou movimentação das mãos; o exame neurológico revela déficit sensitivo e motor, Tinel e Phalen positivos e eventualmente atrofia tenar; os achados clínicos não dependem do tempo de compressão e sim do grau de lesão ao nervo mediano. O exame de condução nervosa revela lentificação evidente do nervo mediano no carpo.
STC grave: Acentuada perda sensitiva, inclusive discriminação de dois pontos, com déficit funcional grave e acentuada atrofia tenar e de pele; prognóstico mais reservado mesmo após descompressão.
O tratamento, a depender do grupo em que se situa o paciente pode ser conservador ou cirúrgico. A fisioterapia enquadra-se tanto no conservador, quanto na fase pós-operatória.
A primeira atitude que deve ser tomada para o tratamento STC é a mudança comportamental e de estilo de vida. Deve ser encorajada a adequação do posto de trabalho, com alterações ergonômicas visto que trata-se de uma condição bastante comum em trabalhadores que realizam movimentos repetitivos com o punho (bancários, secretárias, telefonistas...). Além disso o paciente deve perder peso e incorporar hábitos saudáveis.
Exercícios de alongamento e fortalecimento para flexores e extensores dos dedos e punho, exercícios metabólicos, bandagens funcionais devem ser feitos sempre com orientação.
Na fase aguda pode ser incluída também a crioterapia e/ou outros recursos analgésicos.
Em alguns casos, uma órtese pode ser prescrita a qual trata-se uma tala de imobilização (splint),que extende-se do meio da palma da mão até acima do punho, mantendo-o em posição neutra.
Havendo falha no tratamento conservador incluindo a injeção de corticóide intratúnel deve-se pensar em cirurgia.



Manuela Belo Franco Bárbara

Fisioterapeuta pós-graduada em fisioterapia geriátrica pela FCMMG-MG


Atendimento domiciliar em BH para idosos







36 comentários:

  1. Meu teste de STC foi hoje, depois de 13 anos de idas e vindas de dores intensas. Não tenho o resultado na mão, mas a pessoa que fez o teste disse que a STC esta acentuada.
    Considerando como grave, não tem como ir direto para cirurgia em vez de tantos atalhos pra ver se melhora? não aguento mais sentir tanta dor. Mesmo porque eu não vou poder mudar de trabalh. Sou fotógrafa, impossível não segurar o equipamento de 3kg quase que sempre na mesma posição. Help Manuela! abs Sel Oliver - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii ... tenho a sindrome do tunel do carpo bilateral e tenossinovite na mão esquerda ... fiquei 2 meses afastada do trabalho para tratamento, usei medicamentos e fiz fisioterapia ... mas a dor continua, diminuir o ritimo de digitação (pois trabalho desde 2002 com digitação) mas ñ tenho carteira assinada. Tudo faz doer essa mão ... ñ consigo dormir a noite com dor, não encontro posição pra dormir ... não sei mais o que fazer ... trabalho todos os dias com dor, gasto muito com fisioterapia e preferiria ñ fazer a cirurgia, não posso ficar desempregada. O que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opera com um bom cirurgião de mão e você vai se livrar desta doença que atrasa a vida de qualquer pessoa!!!
      Se a cirurgia for bem feita, você se recupera rapidinho!!!

      Excluir
  3. oi apareceu esta stc há um mes ,já fiz o tal exame não trabalho em nada que poderia causar agora que uso computador em fase de aprendizado,o medico pediu exame da coluna mais eu nunca senti nada,foi receitado benerva já tomei duas caixas e nada,vou tentar acumputura,fisioterapia,talvez seja a embeagem da moto pois foi na mão esquerda,dedinho minimo fica dormente,valew!

    ResponderExcluir
  4. Oi,apresentei os sintomas nas duas mãos, fiz os exames e pela eletroneumiografia constatou-se a STC. Fiz tratamento inicial e posterior cirugias-primeiro na mão direita e depois na esquerda - fiquei excelente!. Não tenho mais nenhum sintoma e estou trabalhando normalmente....a cirurgiacom um bom profissional é a solução! Moro em Brsília-DF e fiz no Hospital da Rede SARA! sem dúvida o melhor na América Latina! Tudo lá é de primeiro mundo! Vale a pena! Os bons profissionais, médicos,fisioterapeutas,enfermeiras,auxiliares,serviços gerais são realmente pessoas qualificadas e dedicadas! O Hospital está de Parabéns! Que Jesus os protejam, sempre! Obrigada!!!! M.Helena

    ResponderExcluir
  5. olá boa noite,
    o meu caso foi assim: tenho 4 anos trabalhando como digitador, e acordei em um domingo e o punho caído, mas eu não sinto nenhuma dor, eu estou desesperado, o q será ?


    meu e-mail: jaisson85@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Jaisson,
    Isso ocorreu uma só vez e depois ficou bom. É isso?? Se a resposta for sim vc deve ter dormido sobre o braço, o que causou uma compressão prolongada do nervo radial.É uma neuropatia periférica chamada PARALISIA DO NERVO RADIAL. É também chamada "paralisia do sábado à noite" pois muitas vezes a pessoa sai, bebe e acaba por dormir sobre o braço.
    Depois de cessada a compressão, o quadro vai melhorando.
    Não se preocupe. Não creio haver relação com sua profissão.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  7. olá bom dia Manuela,
    hoje já é terça-feira e não melhorou nada, mas no sábado eu bebi umas mesmo, e fiquei o domingo todo assim, no entanto já na segunda-feira fui ao médico e ele me receitou CITONEURIN 5.000 E PREDNISONA, e hoje já comecei a tomar os comprimido.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Jaisson,
    Pela sua medicação vc realmente teve paralisia do nervo radial. Vai voltar ao normal. Continua tomando a medicação conforme orientação médica.

    ResponderExcluir
  10. olá Manuela, fiz cirurgia de stc no punho direito nesta terça 04/10 via endoscopica, o medico so mandou mexer os dedos e o punho, vou voltar ao hospital na sexta para tirar os pontos, posso fazer compressa com gelo? pois esta inchado. obrigado aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  11. Não aconselharia. Esse edema é esperado. Uma dica que posso te dar é evitar ficar com a mão para baixo. Tenta deixá-la sempre para cima. E fazer os movimentos de dedos e punho com a mão elevada ajuda a drenar esse edema.
    Faça isso e já notarás melhora.

    ResponderExcluir
  12. Olá Manuela;

    A infiltração de corticóides no túnel do carpo não é recomendada. Há controvérsias. Nem sempre há algum efeito positivo, e sinceramente, a infiltração causa uma dor absurda, e pode inclusive piorar o quadro, causando até ruptura dos tendões! Os cristais do medicamento corticóide acabam se acumulando no canal, piorando o atrito entre os tendões, aumentando a inflamação e pressionando mais ainda o nervo!
    Gelo também não ajuda! Ele causa constrição do retináculo e mais compressão sobre o nervo mediano, piorando a dor e o formigamento. O melhor é o paciente mergulhar a mão e o punho em água morna pra relaxar o ligamento e aliviar a compressão sobre o nervo.
    E sinceramente, esta doença não tem cura por tratamentos conservadores. O que eles fazem é só adiar o problema! O melhor é a cirurgia com um profissional competente!
    Acredite, fiz "peregrinação" em vários profissionais, incluindo ortopedistas, cirurgião de mão, fisioterapêutas, e recebi muitas indicações e orientações erradas.
    Passei pelo absurdo de ouvir que essa cirurgia só poderia ser feita com anestesia geral e paciente entubado com uma UTI por perto!rsss
    A cirurgia endoscópica também é outra novidade perigosa. Porque com a propaganda de ter um corte pequeno (não afetando a estética do punho), faz-se uma cirurgia que não libera muito bem o ligamento!!!
    Dei muita sorte, e após muito empenho e dinheiro gasto procurando um bom médico, encontrei um excelente e experiente profissional!
    Minha cirurgia aconteceu faz 12 dias, numa clínica (não precisei daquel ambiente hospitalar deprê e contaminado), e foi tão asséptica que não precisei de antibióticos no pós-operatório!
    Assisti toda a cirurgia, que foi feita com anestesia local, sem sedação (a meu pedido), e a técnica utilizada foi impecável! Meu ligamento/retináculo foi totalmente liberado, do dedo médio até o antebraço! Por meio de uma incisão no punho, sem fazer aquela incisão profunda e incômoda na palma da mão!
    Não tive o mínimo edema! Mantive a mão pra cima, mexendo os dedos, e não tive dor pós-operatória!
    Tomei os antinflamatórios apenas por precaução!
    Já tive 4 trocas de curativo, e a cicatrização está perfeita, e os hematomas desaparecendo!
    Estou com uma tala de gesso por enquanto, mas os dedos livres. A tala e os pontos serão retirados quando completar 15 dias da cirurgia!
    Sofri um ano e meio com este problema na mão direita. tentei absolutamente tudo, e nada funcionou! Nem antinflamatórios, nem acupuntura, fisioterapia, ETNA, gabapentina. Usei tala/imobilização todas as noites por um ano e meio!!! Só cirurgia resolve!
    E sabe, o médico me mostrou durante a cirurgia, um ligamento que só 30 % da população tem no punho, e que eu tenho, e é mais um fator que piora a síndrome. Isso deixa mais claro que tratamento conservador infelizmente só atrasa a solução definitiva.
    Estou feliz! E em breve, opero o lado esquerdo!
    Agradeço à Deus por ter encontrado este médico que está cuidando de mim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom compartilhar novos casos.
      Cada caso é uma história!! Que bom que estas bem.
      Em minha prática clínica já vi inúmeras respostas aos mais diversos tratamentos, inclusive ao conservador. Isso inclusive é relatado na literatura médica. Pode conferir em bibliotecas médicas (bireme, scielo, pubmed).
      Em MUITOS casos, o tratamento conservador cura sim. Há profissionais e profissionais. E não se pode dizer que fisioterapia não funciona porque com vc nao funcionou. Pois há fisioterapeutas que só fazem aparelhos desnecessários e alongamentos incorretos. TRATAMENTO CORRETO FUNCIONA!! Cada fisioterapeuta utiliza um protocolo. E a conduta terapêutica é livre e uma opção do fisio e seu paciente.
      Muitos especialistas em mão, renomados e atuando nos melhores centros não utilizam gesso no pós-operatório. Mas isso não quer dizer que esteja errado, é apenas diferença de conduta.
      Tem-se que ter cuidado em tudo que ouve-se e lê-se pois há muitas inverdades.
      O que funcionou para vc, não necessariamente funciona para outras pessoas. EM MEDICINA NÃO HÁ VERDADES ABSOLUTAS!!

      Excluir
    2. Discordo Manuela! Fisioterapia só atrasa a cura. Não tem como resolver com fisioterapia um problema físico de compressão do ligamento. A fisioterapia não vai "afrouxar" o retináculo. Mas, enfim, cada um tem que defender seu peixe!
      Se a fisioterapia curasse, ninguém iria pra mesa de cirurgia, e a própria literatura científica publicada afirma que esta é a cirurgia de membro superior mais realizada no mundo!
      Sou da área da saúde, e diferente do que me respondeu, não saio acreditando em tudo que leio.
      Aliás, depois de ver os maus resultados anteriores, dos resultados ineficazes, das más orientações recebidas de vários profissionais, e do bom resultado que estou tendo após operar com um profissional "finalmente" competente, passei a acreditar menos no que leio! Exceto fotos, de cirurgias péssimas, feitas por aí, e que causam um pós-operatório torturante aos pacientes!
      Se alguma pessoa com síndrome do túnel do carpo me pedir opinião, pode ter certeza que vou falar que ela esquecer todo e qualquer tratamento conservador e ir pra cirurgia. Não vale à pena investir dinheiro e perder tempo enrolando o inevitável.
      E, à propósito, já que citou a sua "experiência" clínica diária sobre síndrome do túnel do carpo, quanto tempo de experiência tem? O médico que está resolvendo meu problema de verdade tem apenas 30 anos de cirurgia de mão, talvez você pudesse ensinar alguma coisa pra ele, rs

      Excluir
    3. O próprio Manual Merck, referência na área médica, nem cita tratamento conservador com fisioterapia...

      "A cirurgia é a melhor solução para aliviar a compressão do nervo quando a dor é intensa ou no caso de atrofia ou debilidade muscular."

      http://www.manualmerck.net/?id=96&cn=901

      Excluir
    4. Falo baseada em experiências positivas que tenho e que se tem com o tratamento conservador (não em todos os casos. Depende do estágio e evolução e ainda existem variações anatômicas).
      Com a frase acima vc disse exatamente isso. Nem todos os casos de STC existe dor intensa ou atrofia e debilidade muscular. Isso ocorre nos casos mais graves e que necessitam cirurgia. Há casos de STC em que a dor eé leve e moderada e não há hipotrofia, atrofia ou delilidade muscular.
      Jamais falei que seu médico estava errado e nem faria isso, apenas que existem várias linhas de conduta e tratamento, inclusive cirúrgico. CADA CASO É ÚNICO!!
      Infelizmente vc não entendeu!
      Defendo sempre o que é melhor para o paciente que me procura.
      O blog tem o intuito de compartilhar informações. Muitas pessoas já foram ajudadas.
      Não faça julgamentos desnecessários.
      OBS: Literatura científica não é manual MERCK (apesar de muito bom).
      www.bireme.br
      www.scielo.com.br
      www.pubmed.com

      Excluir
  13. Prezada Manuela;
    Eu sei que Manual Merck não é publicação científica. Conheço bem Scielo, Bireme, etc, etc, etc...
    Fiz mestrado na USP, e tenho especialização pela PUC, e ajudei em muita pesquisa científica durante a faculdade, na UNESP em Botucatu.

    Quem julgou foi a senhora, releia sua primeira resposta e verá.

    Por favor, me dê o depoimento de 3 pacientes curados da síndrome do túnel do carpo sem cirurgia e apenas com fisioterapia. Vou ficar muito feliz se existirem.

    E mesmo manual Merck não sendo exatamente a literatura científica, ele é referência na medicina, e portanto tem uma importância muito grande.
    Com relação à estatistica de cirurgias do túnel do carpo, eu li em artigo científico.

    A senhora comentou sobre meu médico ter colocado tala de gesso, e usou isso de forma a confrontar meu depoimento, afirmando que é conduta dele, nao utilizada por todos.
    Graças à Deus ele também não utiliza a conduta dos outros de estragar a palma da mão dos pacientes, abrindo ela, ou de atrasar a cura dos pacientes, indicando terapias que não vão resolver o problema.

    Não faça a senhora, julgamentos desnecessários, e por favor, não atrase a cura de quem lhe procurar!
    Tenho certeza que se um dia você tiver este problema, correrá pra um cirurgião. Duvido muito que enrole com fisioterapia.

    AH! SUAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS SÃO SUBJETIVAS, NÃO SÃO "PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS" E PORTANTO, SEGUNDO O SEU JULGAMENTO, NÃO DEVERIAM TER VALOR ALGUM...

    ResponderExcluir
  14. Esqueci!

    Os piores profissionais da área médica que passaram pela minha vida, em diversas áreas, seja ortopedia, urologia, etc...
    Os piores são os que usam frases do tipo:

    "Medicina não é matemática."

    "Não há verdades absolutas em medicina."

    Quando um profissional agora abre a boc pra me dizer este tipo de frase, sinceramente, nem espero ele terminar, saio correndo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apagarei nenhum comentário por achar que podem, de alguma forma, contribuir. No entanto,peço desculpas aos outros leitores do blog por tantas linhas desperdiçadas (inclusive por mim). Só o lê quem quer. Quem assim quiser seja muito bem vindo como sempre foram.
      Nenhum fisioterapeuta vai a casa dos pacientes chamá-los para se tratarem. Somos procurados, normalmente por indicação médica, que a depender do estágio de uma determinada doença opta por cirurgia ou não. Assim como tantas outras profissões há bons e mais profissionais.
      Sem mais...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ainda bem que você reconhece e pede desculpas pelas linhas que você desperdiçou! E eu lamento saber que existem "profissionais" como a senhora...
    Aliás, seu blog é um desserviço! Não quero nem pensar em como é o seu atendimento, rsss

    DE QUALQUER MANEIRA A SENHORA NÃO POSTOU UM ÚNICO LINK OU TÍTULO DE TRABALHO CIENTÍFICO (QUE VOCÊ PREZA TANTO) CONFIRMANDO ALGUMA SUPOSTA CURA DE STC APENAS COM FISIOTERAPIA! COM CERTEZA, LINHAS DESPERDIÇADAS! VOCÊ NÃO TEM ARGUMENTOS REAIS E SÓLIDOS, SÓ ENROLA!

    Você mesma se contradiz! Primeiro fala que se a fisioterapia não deu certo é porque foram feitos exercícios e utilizados equipamentos desnecessários, depois, fala que cada profissional escolhe sua conduta e de acordo com a vontade do cliente, ou seja, segundo sua afirmação, fisioterapia é uma bagunça e cada um faz o que quer, o quer tira credibilidade! Para bom entendedor, basta, as suas explicações! Sem citar trabalho científico!
    Se funcionassem, haveria um protocolo elaborado. Se não tem...

    Não se preocupe, não volto mais aqui, azar de quem for atendida por você!

    E realmente, você merece um troféu por avisar que os fisioterapêutas não saem tocando a camapainha das pessoas para chamá-las para se tratarem. Gênia!

    Agora qualquer recém formado, inexperiente, cria um blog e sai propagando inverdades por aí, informações duvidosas, prejudicando a saúde das pessoas... Isso deveria ser considerado crime, e punível!

    E ATENÇÃO LEITORES DO BLOG!
    CRIOTERAPIA AUMENTA A DOR NA STC, PORQUE CAUSA CONSTRIÇÃO DO LIGAMENTO/RETINÁCULO, COMPRIMINDO AINDA MAIS O NERVO MEDIANO!!!

    ISSO É TRATAMENTO PRE-HISTÓRICO!

    O QUE FUNCIONA PRA ALÍVIO DA DOR É CALOR!!! PRA DILATAR O RETINÁCULO E ALIVIAR A COMPRESSÃO!!!

    E INJEÇÃO DE CORTICÓIDE INTRA-TÚNEL DO CARPO É CONTRA-INDICADA, PODENDO PIORAR OS SINTOMAS E CAUSAR ATÉ RUPTURA DOS TENDÕES!

    A SENHORA DEVERIA SER DENUNCIADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha última resposta à senhora. Não apago comentários.
      O texto foi publicado em 2010 eo final do mesmo encontram-se 3 links,entre eles uma publicação na revista Brasileira de ortopedia e outro da Scielo.
      Fique à vontade... Meu crefito: 128699 - F

      Excluir
    2. Para o link:

      http://biblioteca.claretiano.edu.br/phl8/pdf/20003341.pdf

      A publicação é uma monografia... Não é dissertação de mestrado nem tese de doutorado. E o estudo foi feito com apenas 4 pacientes!!! E o resultado/conclusão é que a técnica é INSATISFATÓRIA !!!

      O link: http://www.ufrgs.br/eenf/laboratorios/levi/projeto4/STC_fisiopatolog.pdf
      Fala que esta página não existe!!!

      O link:
      http://www.rbo.org.br/pdf/1993_ago_70.pdf
      Dá erro e fala que a página não está sendo encontrada

      E o link :
      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2006000600021&lang=pt&tlng=pt

      Apresenta um trabalho sobre diagnóstico, não é sobre resultados positivos com tratamento fisioterápico!

      A senhora não tem uma única publicação de peso! Que seja confiável! Que possa ter suas conclusões extrapoladas para a real população que sofre de STC!

      Afe! Dos 4 links, nenhum presta pra nada!!!
      Tem razão, você é uma perda de tempo e desperdício de linhas!!!

      Graças à Deus nunca me tratei com você e espero jamais me tratar com alguém tão despreparada!!!

      Que vergonha... Nem apresentar uma publicação você sabe.

      QUER AJUDAR AS PESSOAS? APAGA ESSE BLOG FURADO! rssss

      Excluir
  19. Nem sempre encontramos pessoas preparadas para serem confrontadas mediante uma dúvida. Acredito que a pessoa acima citada Alexandra, esteja querendo seus 15 minutos de fama. Quem quer ler seu blog lê, ninguém é obrigado a nada. Esse tipo de comentário só me faz crer que a inveja mata. Manuela continue fazendo o que acreditas e sabes. Alguém com certeza poderá se beneficiar de seus conhecimentos. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  20. dra boa noite.
    gostaria que me informasse com respeito ao STC.
    pois fiz cirurgia dia 18/11/2013 do braço direito e logo terei que fazer do esquerdo..
    pergunto é nescessario a fisioterapia /quanto tempo terei que ficar afastado/ tem solução definitiva ou provisória com a cirurgia.
    gostaria destas informações.
    grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! A resolução cirúrgica deveser definitiva. O importante é tb afastar os fatores que levatam à síndrome. Fisioterapia é necessaria sim para controlar edema, diminuir a dor e manterva amplitude de mivimento. Boa sorte!

      Excluir
  21. Realizei a cirirgia do TC fez 40 dias minha mão é pesada 3 dedo da mão esta dormente, é normal

    ResponderExcluir
  22. Alexandra minha querida meu PAC fez cirurgia e nada resolveu! Continua sentindo dor . E fez c medico competente, experiente e com mais de 30 anos de experiência! A fisioterapia é importantíssima, pois já vi MTS melhoras e desculpa mas a fisioterapia e acupuntura q vc fez foi uma merda então. Qd for assim procura outros profissionais competentes. N seu caso n deu certo, só resolveu c cirurgia o q eu acho a pior escolha. Se tivesse tido paciência e procurar se tratar c um bom profissional n teria precisado operar! Estude mais e veja q cada caso é um caso. Não julgue e não fale besteira Tb, isso atrapalha p quem esta buscando informações .

    ResponderExcluir
  23. Manuela, gostei do seu profissionalismo. Agradeço pela informações!

    ResponderExcluir