segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência


O Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência é “comemorado” hoje, segunda-feira (21/9), em muitas cidades brasileiras. Em algumas delas há apresentação de corais, bandas já em outras adquire um caráter de protesto ou até de comemoração, como é o caso de Maceió, onde o direito das pessoas portadoras de deficiência visual de transitar em locais públicos ou particulares coletivos com o auxílio de cães-guia foi regulamentado.
São milhares de brasileiros que têm algum tipo de deficiência física ou mental. Trata-se de um universo significativo, que chega a compreender 15% da população em algumas áreas do Brasil.
Embora as grandes cidades já estejam se adaptando para garantir a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, ainda há muito que fazer. Se para aqueles considerados normais já é difícil andar nas ruas e claçadas, imagine para aqueles que possuem algum tipo de necessidade especial.É muito comum se deparar com cadeirantes sendo carregados no colo por parentes ou estranhos para entrar nos ônibus o que gera para eles uma situação de incapacidade muito maior do que a deficiência que verdadeiramente possuem.


Manuela Belo Franco Bárbara

Fisioterapeuta pós-graduanda em fisioterapia geriátrica pela FCMMG - MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário